Registre a sua doação

Motivos para se tornar doador recorrente

Postado em 15/07/2020

A importância de doar sangue frequentemente. Ajude a alcançarmos 3% da população

Já falamos por aqui da importância de doar sangue e o bem que isto faz a você e a comunidade em geral. Um dos aspectos mais importantes sobre a doação de sangue, não é apenas conquistar novos doadores, mas transformá-los em recorrentespois o Brasil ainda precisa que 3% da população total mantenha uma rotina de doar sangue. Além das motivações para inspirar uma pessoa a doar sangue pela primeira vez, você sabe o que torna um doador eventual em doador assíduo? É o que vamos abordar neste post.  

O que faz uma pessoa se tornar doador de sangue recorrente 

Quem nunca doou sangue, geralmente o faz pela primeira vez para ajudar algum conhecido ou parente que precisa de sangue. Esta primeira experiência é fundamental para que a pessoa entenda como funciona o processo e mitigar alguns dos receios mais comuns. É quando ela vai descobrir se realmente dói, se ela vai ficar debilitada, o tempo necessário para doar e o tempo para se recuperar, que varia de pessoa para pessoa 

Mas além das conclusões próprias, o doador considera muito a experiência de todo o processo, e isto inclui o atendimento que ele recebeu, como foi tratado, a educação e atenção dos profissionais envolvidos e o carinho recebido no processo. Ser recebido com mau humor, por pessoas sem paciência ou que não deem atenção aos seus sinais de ansiedade, são os principais pontos citados por pessoas que resistem em retornar a doar sangue. Portanto, indique para estes doadores postos que você já possua familiaridade e fale com os profissionais de saúde se for possível.  

Ajudar a desmitificar tabus e conceitos enraizados sobre doação de sangue 

Comunicação efetiva e informativa sobre os principais mitos a respeito da doação de sangue são muito importantes para que a doação de sangue faça parte da rotina de uma pessoa. As dúvidas de quem quer se tornar um doador recorrente também são muitas. A doação recorrente engorda ou emagrece? O sangue engrossa ou afina? Existe maior risco de contaminação com doações frequentes? Todas estas perguntas são reflexo do medo que, infelizmente, está muito enraizado na cultura popular das pessoas e que as impedem de serem doadoras. Nossa página de FAQ com perguntas frequentes pode ajudar a desmistificar estes mitos. Além disto, estimular os possíveis doadores com relatos pessoais e de conhecidos de como este ato salva vidas, é um dos principais motivos para incentivar a doação. O sentimento de bem-estar após o ato é muito comentado por iniciantes e veteranos.  

Estoques de sangue em baixas temporadas 

Os estoques de sangue precisam estar sempre com saldo positivo o ano todo, mas existem períodos em que a doação de sangue cai bruscamente. O inverno coincide com as férias escolares, o que faz com que as pessoas fiquem mais tempo dentro de casa e se sintam mais desconfortáveis ao doar sangue por conta das baixas temperaturas. Para piorar, é comum que os acidentes de trânsito também aumentem neste mesmo período, o que faz a demanda por transfusões de sangue subir. É importante a doação de sangue neste período para evitar níveis críticos nos estoques. Toda doação é bem-vinda neste período, mas se torna ainda mais necessária a doação de sangues considerados raros, como o O– e AB-. Os portadores deste tipo sanguíneo giram em torno de 1% da população brasileira.  

Cenário da pandemia

Por fim, mais um cenário de escassez inesperado juntou-se a estes fatores. A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez cair as doações de sangue ainda mais e os estoques estão em baixa em muitos hemocentros. Campanhas de incentivo estão sendo amplamente divulgadosmesmo assim, os estoques ainda precisam de mais sangue. Portanto, informe-se e repasse que a doação de sangue não pode parar. Os hemocentros estão preparados e aplicando todas as medidas necessárias para evitar qualquer tipo de contaminação.  

Que tal divulgar estes pontos com amigos, colegas de trabalho e quem sabe falar com o RH da sua empresa para que este post seja enviado para a lista de funcionários? Mesmo que você não possa doar sangue, a corrente do bem pode ser espalhada por todos. 

FONTES: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000100011&lng=en&nrm=iso 

https://saude.abril.com.br/medicina/hemocentros-sofrem-com-falta-de-sangues-mais-raros/